28/03/2008

O que é o Amor?

Outro dia , estava elndo algo sobre o q seria o amor.
Desde criança, sempre ouvi milhares de definições, quase todas românticas, do tipo: 'amor é um fogo que arde sem se ver' ou ' que não seja para sempre, posto que é chama, mas que seja eterno enquanto dure'.
Algumas qpessoas não conseguem descrever o amor; outras acreditam que só existe um único e verdadeiro amor. Há quem diz não passar de uma relação de troca entre duas pessoas e também existem os que afirmam que o amor não passa de uma idealização. Essa ultima me parece coerente.
Isso me fez lembrar de uma aula que tive na faculdade, ond o tema era discutido com fervor, entre nós, os alunos, e o professor. Nesse dia, ela havia nos dado um texto para servir de apoio à discussão. O texto dizia que "o amor é apenas uma manifestação biológica, carregada de simbolismos impostos pela cultura a qual estamos inseridos" Pirei quando vi essa definição. É tão duro e cruel! Me parece tão seco e sem vida. E onde fica toda a beleza, nos símbolos? Sinto muito mais atraído pelas respostas que nos fazem suspirar pelo príncipe ou princesa encantados.
Mas aí me vem a dúvida: Você sabe que é o amor? Já se perguntou acerca do mesmo? Encontrou o seu amor ou vive na busca, e se busca, o que busca?
Tenho minha teoria sobre o mesmo: Acredito que o amor é como a felicidade: todo mundo vive procurando, mas se perguntar, pouca gente sebe o venha ser.
Veja o exemplo: Alguem comenta:
- Ah, como eu queria ser feliz!
E uma segunda pessoa indaga:
- Você não é feliz?
E a resposta é quase sempre instantanea:
- Não. Não sei o que é isso.
Aí surge a dúvida: Essa pessoa não sabe o que é ser feliz ou não sabe o que é felicidade? E se não sabe o que é felicidade, é porque nunca a teve ou porque nunca se perguntou o que seria a mesma?
Da mesma forma é o amor: As pessoas vivem se queixando que não sabem o que é o amor, que não tem amor, que não encontraram o amor, mas pergunte a quem se queixa: O que é o amor?
Ora! Se você nunca se perguntou o que é o amor, como vai saber se o encontrou ou não? Como vai saber se está buscando-o mesmo ou se está procurando no lugar certo? Como pode alguem procurar algo que nem ao menos sabe o que é?
Algum tempo atrás, isso vivia 'martelando' em minha cabeça. Ficava a me perguntar: Como vou saber se encontrei o amor, se nem ao menos sei o que é?
O que eu fiz para encontrar a resposta?
Sai perguntando a todos que encontrava pela frente; pesquisei na internet,nos livros, nas enciclopédia, nos dicionários. Vlia tudo para encontrar minha resposta ou pelo menos encontrar uma maneira de criar a minha resposta.
No final, acabei encontrando uma resposta e criando a minha própria.
Hoje, quando indagam-me sobre o amor, a reposta está na ponta da lingua:
"O amor, além de ser um fogo que arde sem se ver e uma ferida que doi e não se sente, é também uma idealização, um conceito que você encontrou ou formou ao longo d sua vida."
Por exemplo: Se perguntar a uma pessoa solteira de 30 anos se o amor que ela busca é o mesmo de dez anos atrás, a resposta será 'não'. Isso porque suas ideias mudaram; estão mais maduras. Aos 30 já não se pode sonhar com aquele rapaz bonito que encontrou na 'balada' - e até pode, mas esse rapaz, já não é o mesmo menino de dez anos atras. A ideia do que seja o amor para um solteiro de 30 anos já não é aquela ideia de uma menina que escreve em diários e lê horóscopos sobre a personalidade do seu príncipe encantado que vem montado em um cavalo branco. Suas idéias já estão maduras. Essa pessoa tem outro conceito do que venha a ser o amor.
O que estou tentando explicar, é que o amor não tem uma fórmula pronta ou receita mágica. Quero dizer que o amor é um conceito que vai variar de pessoas pra pessoa. Também não é um conceito pré-estabelecido por outro ou outros se não você mesmo. Você é quem sabe quais são seus sonhos, quais são seus ideais de vida, como é a pessoa que deseja e o que pretende construir com ela. Você é quem tem a sua própria idéia de amor, que pode ser diferente da minha, e provavelmente o é. Por isso lembre-se: da próxima vez que lhe perguntarem o que é o amor, saiba que a sua resposta é você mesmo que possui e que ela pode de ve ser sim diferente das respostas dos outros. Afinal, o seu amor é quem você quer que ele seja.

Ah! A propósito, eu já encontrei o meu amor, você encontrou o seu?

Um comentário:

  1. amor...no fim tudo é uma piada.

    Amor no meu ponto de vista:ver defeitos,mas relevá-los,pois o amor se alegra com o perdão e suporta todas as coisas.O amor persevera nas piores circunstancias.O amor tem em primeiro lugar as qualidades do sentimento maravilhoso que é a amizade.Amar é ceder.É comunicar,não querer vencer discussão para ver quem fala mais alto.é saber ouvir e respeitar pontos de vistas diferentes.Não necessariamente ter que mudar os nossos.O amor faz nos querer ser pessoas melhores.quando há amor,as coisas não são resolvidas com ujm beijo,mas sim com compreensão e respeito.O amor supera a parte estética da pessoa.Ela nota sim a aparencia,mas dá importancia primaria na parte interior.O amor verdadeiro tem dificuldades. A pessoa reconhece que nem tudo é mar de rosas.Perguntem para acinderela como foi 2 anos depois do felizes para sempre?Eles nunca contam! Seria realmente uma ilusão,o que que não tem dificuldades,mesmo nas coisas mais maravilhosas da vida?Mas são superadas.Pois há paciencia,não há orgulho,há alegria de se estar junto,mesmo em momentos ruins."Pode ser que há coias piorers ou melhores que o amor.Mas não há nada parecido."

    no mais : uffffaaaaaaaa....
    ah , adorei seu testo.
    depois leio os outros
    .

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...