24/01/2007

Forródio!

Forró:
s. m., Brasil,
baile de gente ordinária.

Isso é o que diz o dicionário.
Eu discordo. Forró é pra mim, um rítmo gostoso pra se dançar agarradinho, "roçando o corpo no dois pra lá e dois pra ca"
Entretanto, esse forró está fora de moda. O povo não gosta mais desse rala "bucho gostoso".
O rítmo foi totalmente vulgarizado por essas bandinhas sem talento, idealizadas nos fundos dos quintais das periferias. Nada contra as periferias, eu moro em uma.
Mas covenhamos que essas bandas estragam o bom e velho forró. As letras são horrorosas, repetitivas, de linguagem chula, português errôneo e cultura baixa.
Se determos atenção às letras dessas "novas músicas de forró" ou "forrópop" como eles se auto-entitulam, ficaremos chocados com a cultura de submissão da mulher que essas passam. Além disso, o rítmo tormou-se cansativo de mais, a dança perdeu a tradicionalidade e acabou confundindo-se com outros rítmos que nada tem a ver com o forró. Mas nada disso me irrita, o que realmente me irrita é a auto-afirmação masculina contida das letras de "forrópop".
Veja só: "Quem é o gostosão daqui? Sou eu, sou eu, sou eu..." É como se ele precisasse afirmar pra sí mesmo que é, de fato, "o gostosão".
Veja essa outra: "Vem gatinha, amor vamos sair, eu quero me divertir. Ta negando é? Te quero agora, deixe de tanta demora. Sou bonito, endinheirado, ando de carro e sou casado. Se você não me quizer, vou arranjar outra mulher."
Eu odeio a letra dessa musica e acho que todo homem que sabe o valor de uma mulher também deveria odiar.
Onde já se viu uma coisa dessas?
A mulher é tratada como uma coisa, um objeto, um untensílio, algo descartável. Como se todas as mulheres fossem vagabundas que só se interessam por carro e dinheiro e que não se importam se o homem é casado ou não. A mulher, na cultura forrozeira, nada mais é que um objeto sexual do homem.
São subjulgadas, minimizadas e inferiorizadas.
Isso me enoja.
Nada contra forró, mas acho que a cultura forrozeira deveria repensar um pouco seus conceitos e valores e as mulhres que gostam disso, deveriam se dar um pouco mais de valor; pois do contrário a supervalorização do objeto pênis (assunto do meu proximo artigo) acabará com todo o valor que as mulheres tem, e aí estaremos de volta a idade clássica, onde os homens se amavam e as mulheres não passavam de meras reprodutoras sem o menor valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...